Mitsu Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2

Ir em baixo

Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2 Empty Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2

Mensagem por Zibetti em Seg Abr 06, 2020 11:15 am

Bom amigos, faz muito tempo que fiz o primeiro post, e decidi fazer uma continuação hoje.
O carro está totalmente diferente, vários upgrades. Vamos lá!

A primeira modificação foi um kit turbo ligeiramente maior que o original, comprado do meu grande amigo Serta no Mitsumania, com os seguintes itens:

- Turbina Borgwarner K24 (60/63)
- Coletor German
- Intake de Inox 4"
- Downpipe de Inox 3"
- Wastegate Macktech MT-300

Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2 RTgKgMd

Após 3 longas semanas na oficina, tinha chegado a hora de acertar o carro no DSMLink, utilizando os bicos e bomba de combustível originais. Quase impossível.
O carro ficara limitado em 260 cavalos com 0.8 bar, tive de atrasar o ponto de ignição para isso, pois a pressão mínima da wastegate era de 0.8bar e ainda assim era muito ar para os bicos e a bomba originais alimentarem.

Ao testar o carro pela primeira vez em alta velocidade, a pressurização fora mal apertada e estourou a 170km/h. Tinha chegado a hora de andar de guincho pela primeira vez.

Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2 DEKYnke

Andei um bom tempo com essa configuração. O 0-100 estava na casa dos 6.5s de GPS e os 201m concluídos em 9.6s @124 km/h.
O fôlego estava bom, mas a falta de freios era nítida (os freios originais mal param o eclipse original, imagina com mais potência). A solução foi o controverso kit Powerbrakes de 312mm.
Eu não esperava muito dele, para ser sincero. Tinha conhecimento da utilização de pinças comuns (de Vectra ou Santana), mas decidi experimentar. Surpreendente é a palavra.
As pinças tem uma força enorme, só acreditei vendo (assim como todo mundo).

Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2 8051QWR

A partir daqui, começa uma nova fase na preparação do carro. Comecei a trabalhar em outro local, ganhando mais. Os upgrades mais "fortes" vieram.
Bicos injetores Precision 1200 e Bomba Dinâmica de 255lph foram os primeiros da lista, para liberar a potência do monstrinho. Infelizmente, não me adaptei ao DSMLink. Não digo que é uma programável ruim (sem hate Polverari), apenas não me serviu. Estava em dúvida entre a Injepro S4000 e uma FT450, pois era o que meu bolso podia pagar à época.
Em meio à indecisão, me surge um vídeo no Mitsumania. Um Eclipse branco soltando fogo pelo escapamento nas trocas de marcha. Na hora me recordei do famoso vídeo do Vectra Turbo do Sganzerla (https://www.youtube.com/watch?v=VW1kAd4Acr4).
Era um Eclipse com Megasquirt. O primeiro que vi no Brasil, do meu grande amigo Vini Japa (Vinícius Makiyama). Ele me passou o contato do cara que vendeu a Mega pra ele, uma versão plug n play para o Eclipse 2g. O cara se chama Danilo, e é MUITO gente boa, sempre disposto a ajudar, sempre acrescentando muito aos projetos.
Tive medo de pegar uma Megasquirt, afinal, quase ninguém sabe mexer nessa porra. Mas eu gosto de ser diferente (se quisesse ser só mais um usava Big16g e DSMLink [sem ofensas pessoal, apenas a realidade]).

Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2 FHQpi7B

Juntamente com a troca da ECU, decidi fazer o escapamento inteiro em inox em 2.5". Quem fez o serviço foi o Cuti, também membro do grupo e dono de um 3g. O resultado foi muito satisfatório. O som ficou lindo, igual a aparência.
Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2 V39YEqb

Aproveitei que o carro estava parado na oficina enquanto fazia o escape e fui me aventurar em mexer na Megasquirt. Gravei um vídeo da segunda partida, após fazer um mapa totalmente aleatório, com MUITAS incorreções. Queria testar o delay do sistema bluetooth apenas, mas o carro já segurava lenta de um jeito surpreendente.

Com o escapamento feito e a injeção instalada, chegava a hora de tentar acertar o carro por conta própria. Em pouco tempo já estava habituado com o display da ECU, fui fazendo o acerto aos poucos com a ajuda de amigos (Danilo, Darui, Gabriel Lorini e Jean Rigo). Todos me ajudaram e aconselharam em diferentes tópicos, e eu agradeço muito por isso. Sem vocês, o carro mal estaria andando hoje. O agradecimento especial vai para o Jean, que não poupa esforços para me ensinar a mexer na Megasquirt, além de me ensinar cada dia mais sobre elétrica e mecânica.

Consegui chegar num acerto legal, longe de ser profissional, mas aparentemente original. Os mimos da Megasquirt ajudam bastante (autotune, correção EGO).

Calma, estou chegando ao fim. Não é fácil falar de 2 anos de upgrades em tão pouco tempo.
O último upgrade foi um retrabalho total nos amortecedores e molas do carro, pelo Beto Paraná. Os amortecedores foram refeitos, com MUITO mais pressão que os originais, e a gás (nitrogênio). O carro não ficou nada confortável, a suspensão ficou tão dura quanto a de um Civic SI. Mas que se ****, a gente gosta é de utilidade. O carro ta fazendo MUITA curva, cravado no chão. Isso é o que importa.

Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2 WDBABYm

Estou para passar no dinamômetro para ver quanto tem de potência de verdade, mas ainda tenho coisas a fazer (pressurização principalmente).
Eu penso que o carro se encontra entre 330 e 350 cavalos de motor atualmente, utilizando 1.5bar de pressão de turbina.
O tempo de 0-100 é de 5.58s de GPS, medidos no aparelho Dragy. O carro está bem forte, com lag e diversão de sobra.

Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2 5DcaKe3

Ainda tem muito por vir, mas estou extremamente feliz com o resultado. É inacreditável que um motor tão antigo quanto o 4G63 possa aguentar tanta porrada sem alterar NADA internamente.
Para o pessoal que pensa em preparar o Eclipse, saiba que ele aceita muito bem as modificações. O carro muda da água pro vinho (convenhamos, o Eclipse original é manco pra caralho).
Finalizo com o último vídeo que gravei, uma puxada de segunda marcha para analisar o lag da turbina. Por hoje é isso, meus amigos. Até o próximo capítulo!

Última edição por Zibetti em Seg Abr 06, 2020 6:47 pm, editado 1 vez(es)
Zibetti
Zibetti
Membro
Membro

Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2 Empty Re: Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2

Mensagem por guibrandaosrs em Seg Abr 06, 2020 12:43 pm

Parabéns, Eduardo.

É legal ver projetos diferentes. Poucas pessoas fogem do tradicional.
Mais legal ainda é ver dono de Eclipse botando a mão na massa (acho que todos deveriam ser assim, rs).

Abraço!
guibrandaosrs
guibrandaosrs
Membro
Membro

Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2 Empty Re: Eduardo Zibetti - Eclipse GST N13 pt2

Mensagem por Zibetti em Seg Abr 06, 2020 6:36 pm

@guibrandaosrs escreveu:Parabéns, Eduardo.

É legal ver projetos diferentes. Poucas pessoas fogem do tradicional.
Mais legal ainda é ver dono de Eclipse botando a mão na massa (acho que todos deveriam ser assim, rs).

Abraço!

Po Guilherme, valeu pelo apoio!!
Abração
Zibetti
Zibetti
Membro
Membro

Mensagem por rafaelvs em Seg Abr 06, 2020 10:43 pm

Muito bom, excelente projeto e o texto está bacana, muito bem escrito.
Abraço
rafaelvs
rafaelvs
Novato
Novato

Mensagem por Zibetti em Ter Abr 07, 2020 4:10 am

@rafaelvs escreveu:Muito bom, excelente projeto e o texto está bacana, muito bem escrito.
Abraço

Po, muito obrigado irmão!
Abração.
Zibetti
Zibetti
Membro
Membro

Mensagem por Bruno Augusto em Qui Abr 09, 2020 12:45 pm

Meus parabéns pelo projeto e por ter compartilhado boa parte desta história com a gente ! Um abraço
Bruno Augusto
Bruno Augusto
Novato
Novato

Mensagem por Zibetti em Sab Abr 11, 2020 7:50 am

@Bruno Augusto escreveu:Meus parabéns pelo projeto e por ter compartilhado boa parte desta história com a gente ! Um abraço

Obrigado Bruno, abração!
Zibetti
Zibetti
Membro
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: