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Mensagem por HLourenco em Ter Jan 22, 2019 11:12 pm

Fala galera, tranquilo?
Vou começar a contribuir um pouco aqui com o fórum, rs.

Nesse primeiro tutorial vou tentar passar um pequeno guia de upgrades pra quem quer dar uma melhorada na máquina.

Vou separar por estágios, apesar de não curtir essas coisas de "Stage sei lá o que", mas para fins didáticos, abrirei essa exceção.
Então vamos, lá...

Antes de começar, lembrem-se: Antes de qualquer upgrade é imprescindível que a manutenção esteja em dia e o carro revisado, blz?

Estágio 1 - Free Mods (ou quase isso, rs)

A primeira modificação que é aconselhável no Eclipse, é o rewire da bomba de combustível.
Essa modificação consiste em passar um fio mais grosso direto para a bomba de combustível, garantindo que a voltagem gerada pelo alternador chegue com corrente de sobra pra alimentar a bomba, já que originalmente há um gargalo nessa parte da fiação.
Abrirei um tutorial próprio pra isso, mas basicamente esse fio vem direto da bateria, passando por um fusível de até 30A, onde irá para um relê que terá um terminal ligado na bomba de combustível, outro na fiação original, um aterramento e outro nesse fio novo advindo da bateria.
Após realizar o reiwre deixe o carro ligado em marcha lenta por uns minutos para que a ECU compute e faça as correções em razão da maior vazão da bomba.

Esquema do Rewire:

Spoiler:

Guia de Upgrades Rewire10

A segunda modificação, é a retirada do restritor da solenóide do turbo (BCS). Desconecte as linhas de vácuo ligadas à BCS que se encontra abaixo do filtro de ar do motor e rosqueie um parafuso no caninho que tem o buraco menor. Depois é só puxar a borrachinha interna. Com isso a pressão do turbo irá subir em cerca de 0.1bar, que já dá um belo fôlego a mais.

Imagens:
Spoiler:

Localização da BCS
Guia de Upgrades Bcs_lo10


Local do restritor - rosquear parafuso ali
Guia de Upgrades Bcs210


Restrição removida no parafuso
Guia de Upgrades Bcs_sc10




Terceiro mod, é na eliminação da restrição no intake original. Dentro do intake original há um cano advindo da BOV (válvula de prioridade) que serve única e exclusivamente para abafar o barulho da mesma. Dá pra realizar essa modificação com o intake montado no carro, porém pode retirar também para realizar essa tarefa com mais comodidade.
Vc vai precisar tirar a mangueira que liga a BOV ao Intake e puxar aquele pedaço de cano que fica nele, até que saia. Quando retirá-lo, irá perceber que o comprimento dele é bem grande. Sua missão aqui é cortar o suficiente para encaixar de volta no intake, porém retirando o excesso que fica no caminho do ar até a turbina.
Meça com cuidado para não estragar sua peça.
Importante lembrar que é bom recolocar a mangueira que liga a BOV no intake, pois o sensor de massa de ar (MAF) leva em consideração esse ar que supostamente estaria entrando quando a pressão do sistema é aliviada.

Imagens:
Spoiler:


Cano interno do Intake
Guia de Upgrades Cano_i10

Intake após modificação realizada
Guia de Upgrades Cano_i11

Guia de Upgrades Cano_i12


Quarta modificação é bem simples, consiste em eliminar o ressonador de ar que fica entre a mangueira que sai da turbina e vai para o intercooler. É uma caixa de ar preta que também serve muito mais pra diminuição de ruídos do que qualquer outra coisa.
Essa peça é tão "inútil" que os modelos 97-99 (2Gb), sequer possuem... rsrs

Imagem:
Spoiler:

Guia de Upgrades Resona10

Bom, aqui termina o primeiro estágio de modificações... Em um motor com plena saúde, deve dar uma melhorada bacana no fôlego do seu veículo. Traduzindo em números, eu chuto algo entre 10 a 20cv num motor sem perdas (sem folgas por desgaste).

Estágio 2 - Kit padaria da esquina, kkkk


A primeira modificação aqui seria a instalação de um filtro esportivo. Inbox, caso queira manter a originalidade e não passar muito dos 300cv. Ou um filtro cônico com boa área de captação. A K&N tem um kit específico pro Eclipse. É caro, mas vale a pena.

Imagem:
Spoiler:

Guia de Upgrades 2gkn-a10


A segunda modificação ficaria por conta da BOV (Blow off valve, ou válvula de alívio). A original que vem nos Eclipses 95-99 (2G) tem carcaça plástica e mal segura a pressão original da turbina. Com as modificações feitas até aqui, quase certeza que ela estará vazando em altas rotações.
Uma boa dica é usar uma válvula de Eclipse 1G (90-94), pois são baratas (especialmente na gringa) e aguentam bem a pressão pra muitos pocotós.

Imagens:
Spoiler:


BOV 1G
Guia de Upgrades 1gbov10

BOV 1G com adaptador pra 2G
Guia de Upgrades 1g_bov10


Em terceiro lugar, o escapamento. Retirando as restrições do catalisador, que provavelmente já até perdeu seu efeito após mais de 20 anos de uso, e do abafador final, já tem um ganho bacana.
Mas o que recomendaria aqui seria um escape de 2.5" do downpipe até o final pra quem deseja ir até os 400cv. Acima disso, 3".
Recomendo um ou dois abafadores intermediários antes do final, mas isso aí já é mais questão de gosto em razão do barulho... Sim, carro barulhento na estrada cansa... kkkk

At last but not least, a quarta e última modificação desse estágio: A pressurização.
Trocaria toda a pressurização original por canos de inox ou alumínio. Ajuda bastante no spool da turbina e beneficiará a sua curva de torque e potência. Veja que, provavelmente não ganhará nenhum cavalo a mais, porém terão os que já possui com mais antecedência.

Vou encerrar momentaneamente por aqui, pois a partir do próximo estágio entram modificações que requerem bem mais grana e modificações pra suportar a nova potência (bicos, bomba, manometros, chip, etc.)
Porém se seguiu tudo aqui conforme escrito seu carro deve (se estiver com o motor em saúde plena) estar em torno dos 250cv. Talvez um pouco mais ou um pouco menos, mas com certeza sentirá a diferença em todos os sentidos, acelerações e rpms.


Happy boosting!


[Tópico em constante alteração para melhorias e correções]


Última edição por HLourenco em Ter Jan 29, 2019 11:39 am, editado 9 vez(es)

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Mensagem por HLourenco em Ter Jan 22, 2019 11:13 pm

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Mensagem por Jean Carlo em Sex Jan 25, 2019 8:35 pm

Show de bola HLourenco....
Me ajudou bastante, pois estou digamos indo pra um estágio 2 por exemplo sem ter feito os freemods....vou começar a me programar pra fazer essas modificações, o bom é que posso ir fazendo em paralelo com os ups que estou montando Cool . Valeu mesmo.
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Mensagem por marcosantonio em Qua Abr 01, 2020 4:39 pm

@HLourenco escreveu:
Fala galera, tranquilo?
Vou começar a contribuir um pouco aqui com o fórum, rs.

Nesse primeiro tutorial vou tentar passar um pequeno guia de upgrades pra quem quer dar uma melhorada na máquina.

Vou separar por estágios, apesar de não curtir essas coisas de "Stage sei lá o que", mas para fins didáticos, abrirei essa exceção.
Então vamos, lá...

Antes de começar, lembrem-se: Antes de qualquer upgrade é imprescindível que a manutenção esteja em dia e o carro revisado, blz?

Estágio 1 - Free Mods (ou quase isso, rs)

A primeira modificação que é aconselhável no Eclipse, é o rewire da bomba de combustível.
Essa modificação consiste em passar um fio mais grosso direto para a bomba de combustível, garantindo que a voltagem gerada pelo alternador chegue com corrente de sobra pra alimentar a bomba, já que originalmente há um gargalo nessa parte da fiação.
Abrirei um tutorial próprio pra isso, mas basicamente esse fio vem direto da bateria, passando por um fusível de até 30A, onde irá para um relê que terá um terminal ligado na bomba de combustível, outro na fiação original, um aterramento e outro nesse fio novo advindo da bateria.
Após realizar o reiwre deixe o carro ligado em marcha lenta por uns minutos para que a ECU compute e faça as correções em razão da maior vazão da bomba.

Esquema do Rewire:

Spoiler:

Guia de Upgrades Rewire10

A segunda modificação, é a retirada do restritor da solenóide do turbo (BCS). Desconecte as linhas de vácuo ligadas à BCS que se encontra abaixo do filtro de ar do motor e rosqueie um parafuso no caninho que tem o buraco menor. Depois é só puxar a borrachinha interna. Com isso a pressão do turbo irá subir em cerca de 0.1bar, que já dá um belo fôlego a mais.

Imagens:
Spoiler:

Localização da BCS
Guia de Upgrades Bcs_lo10


Local do restritor - rosquear parafuso ali
Guia de Upgrades Bcs210


Restrição removida no parafuso
Guia de Upgrades Bcs_sc10




Terceiro mod, é na eliminação da restrição no intake original. Dentro do intake original há um cano advindo da BOV (válvula de prioridade) que serve única e exclusivamente para abafar o barulho da mesma. Dá pra realizar essa modificação com o intake montado no carro, porém pode retirar também para realizar essa tarefa com mais comodidade.
Vc vai precisar tirar a mangueira que liga a BOV ao Intake e puxar aquele pedaço de cano que fica nele, até que saia. Quando retirá-lo, irá perceber que o comprimento dele é bem grande. Sua missão aqui é cortar o suficiente para encaixar de volta no intake, porém retirando o excesso que fica no caminho do ar até a turbina.
Meça com cuidado para não estragar sua peça.
Importante lembrar que é bom recolocar a mangueira que liga a BOV no intake, pois o sensor de massa de ar (MAF) leva em consideração esse ar que supostamente estaria entrando quando a pressão do sistema é aliviada.

Imagens:
Spoiler:


Cano interno do Intake
Guia de Upgrades Cano_i10

Intake após modificação realizada
Guia de Upgrades Cano_i11

Guia de Upgrades Cano_i12


Quarta modificação é bem simples, consiste em eliminar o ressonador de ar que fica entre a mangueira que sai da turbina e vai para o intercooler. É uma caixa de ar preta que também serve muito mais pra diminuição de ruídos do que qualquer outra coisa.
Essa peça é tão "inútil" que os modelos 97-99 (2Gb), sequer possuem... rsrs

Imagem:
Spoiler:

Guia de Upgrades Resona10

Bom, aqui termina o primeiro estágio de modificações... Em um motor com plena saúde, deve dar uma melhorada bacana no fôlego do seu veículo. Traduzindo em números, eu chuto algo entre 10 a 20cv num motor sem perdas (sem folgas por desgaste).

Estágio 2 - Kit padaria da esquina, kkkk


A primeira modificação aqui seria a instalação de um filtro esportivo. Inbox, caso queira manter a originalidade e não passar muito dos 300cv. Ou um filtro cônico com boa área de captação. A K&N tem um kit específico pro Eclipse. É caro, mas vale a pena.

Imagem:
Spoiler:

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A segunda modificação ficaria por conta da BOV (Blow off valve, ou válvula de alívio). A original que vem nos Eclipses 95-99 (2G) tem carcaça plástica e mal segura a pressão original da turbina. Com as modificações feitas até aqui, quase certeza que ela estará vazando em altas rotações.
Uma boa dica é usar uma válvula de Eclipse 1G (90-94), pois são baratas (especialmente na gringa) e aguentam bem a pressão pra muitos pocotós.

Imagens:
Spoiler:


BOV 1G
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BOV 1G com adaptador pra 2G
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Em terceiro lugar, o escapamento. Retirando as restrições do catalisador, que provavelmente já até perdeu seu efeito após mais de 20 anos de uso, e do abafador final, já tem um ganho bacana.
Mas o que recomendaria aqui seria um escape de 2.5" do downpipe até o final pra quem deseja ir até os 400cv. Acima disso, 3".
Recomendo um ou dois abafadores intermediários antes do final, mas isso aí já é mais questão de gosto em razão do barulho... Sim, carro barulhento na estrada cansa... kkkk

At last but not least, a quarta e última modificação desse estágio: A pressurização.
Trocaria toda a pressurização original por canos de inox ou alumínio. Ajuda bastante no spool da turbina e beneficiará a sua curva de torque e potência. Veja que, provavelmente não ganhará nenhum cavalo a mais, porém terão os que já possui com mais antecedência.

Vou encerrar momentaneamente por aqui, pois a partir do próximo estágio entram modificações que requerem bem mais grana e modificações pra suportar a nova potência (bicos, bomba, manometros, chip, etc.)
Porém se seguiu tudo aqui conforme escrito seu carro deve (se estiver com o motor em saúde plena) estar em torno dos 250cv. Talvez um pouco mais ou um pouco menos, mas com certeza sentirá a diferença em todos os sentidos, acelerações e rpms.


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Post muito bom!! To aguardando os próximos estágios!!
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Mensagem por Trindade em Qua Abr 01, 2020 9:56 pm

Acho legal essa expectativa em estágios para preparação. depois bomba de combustível + remover os balanceadores (n sei se chega ser um up-grade) DSMlink. bicos - turbina.  aguardo para mais estágios. até possíveis expectativas de cavalaria.

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Guia de Upgrades Empty Re: Guia de Upgrades

Mensagem por Polverari em Qua Abr 01, 2020 10:23 pm

Primeiramente queria agradecer ao Hugo pelo tutorial, ainda feito ano passado na nossa primeira tentativa de dar uma impulsionada no fórum.

Um ano depois, eu gostaria de citar o tutorial como referência para a criação dos próximos, tendo em vista que o sistema de 'spoiler' ajuda muito a reduzir o tamanho da página.
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